Forte das Cinco Pontas, Recife.

Nome histórico: Forte das Cinco Pontas.
Designação popular: Forte das Cinco Pontas.
Nome de tombamento: Forte das Cinco Pontas.
Outras designações históricas:

  • Forte Frederik Hendrik;
  • Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas;
  • Forte Frederico Henrique;
  • Forte Frederick;
  • Heinrich Trots Den Duivel (Desafio Ao Diabo);
  • Vijfhuck (Cinco Pontas);
  • Fortaleza de Frederico Henrich.

Muralhas desgastadas, fossos secos e aterrados, paliçadas em grande parte caídas pela deterioração das madeiras, foi este o quadro que apresentava o Forte Frederick Henrich, quando da chegada de Nassau a Pernambuco. Logo pode Nassau constatar a pouca defesa que em tais condições aquele forte poderia oferecer; e se tratava de um importante posto, pois era o único capaz de garantir água no caso de um cerco à cidade. Mandou alargar e aprofundar os fossos; construir uma contra-escarpa na face externa do fosso; alargar e elevar as muralhas; e do lado do mar, construir uma sapata. Posteriormente ampliaram as defesas externas, com a construção de novos fossos em direção ao sul.

Quando da Restauração Pernambucana, o Forte das Cinco Pontas foi a última fortaleza a ser conquistada pelas tropas luso-brasileiras.

Foi ainda no Forte das Cinco Pontas, onde se encontrava aquartelado o general Sigismund Von Schkoppe, que foram elaborados os termos da rendição das tropas holandesas. E a 28 de janeiro de 1654, na Campina do Taborda, o general Francisco Barreto de Menezes, recebeu oficialmente os termos de capitulação, quando ficaram definidos os moldes da evacuação dos holandeses de Pernambuco.

This slideshow requires JavaScript.

Advertisements

Author: 3rdCultureChildren

Welcome! Here I am, 'releasing' my thoughts on traveling, parenting, raising TCKs, teaching, writing, working... and who knows what else! I’m a WIFE, 'geeky-stuff' SCIENTIST, TEACHER, AUTHOR, (aspiring) AMATEUR photographer, MOM of 3, TRAVELER by choice and by marriage, and of course, a HOUSEHOLD QUEEN!!

Got something to say? Share it here!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s