Das ruas para o maior teatro ao ar livre do mundo, assim começou a ser encenado o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Era 1951 e o comerciante Epaminondas Mendonça teve a ideia de realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A inspiração partiu após ler em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau realizavam uma apresentação semelhante. Enquanto Epaminondas atraia hóspedes para o hotel da família e movimentava o comércio local, Sebastiana, sua esposa, de veia artística cultural e teatral, cuidava da direção do espectáculo.
De maneira simples, porém criativa, as apresentações contavam ainda com a participação de familiares, na maioria mulheres, e amigos que juntos contracenavam nas ruas utilizando-se do cenário local. No ano de 1956, Plínio Pacheco chega a Fazenda Nova e encanta-se pela bela atriz Diva Pacheco, filha de Epaminondas. Desde então são 42 anos de representações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores do Brasil e do mundo. O espetáculo, que chega a sua 45ª edição em 2012, foi encenado entre 15 e 23 de abril do ano passado, quando tivemos a oportunidade de prestigiá-lo na pré-estréia. Naquele ano, Lacerda, que completava 33 anos, representou Jesus Cristo pela terceira vez. Já Fafá estrelava no papel de Maria, mãe de Jesus. O elenco contou ainda com a atriz Vanessa Lóes, mulher de Lacerda, como Madalena; Sidney Sampaio, como Pôncio Pilatos; e Carlos Reis, Herodes.

- Pregação aos fiéis
Discussões no Templo: Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado pelo povo. Expulsa os vendilhões do Templo e discute com fariseus, escribas e doutores da lei.



A Traição de Judas e a Prisão de Jesus


The Temptation

Agonia no Horto: Jesus sofre antevendo sua Paixão e Morte.
O Bacanal de Herodes


O Julgamento de Jesus, a Condenação
- Ao Palácio para Julgamento
- Pilatos questiona a Jesus
- Pilatos pede a Jesus um milagre
Jesus perante Herodes e Pilatos:
Herodes pede a Jesus um milagre e não é atendido. Irritado, o rei manda-o de volta a Pilatos. O Pretório Romano é invadido pela multidão e pelos que querem a morte de Jesus. Pilatos, o Procurador de Roma, chega ao Pretório numa biga romana e saúda os seus legionários.
Humilhação e Coroação de Jesus, Jesus leva sua Cruz


O Encontro com as Mulheres de Jerusalém


Crucificação
- A chegada à Gólgota
- Preparação
- Últimas palavras à Nossa Senhora
- A morte de Jesus.
Também na primeira apresentação de 2011 foi usado, pela primeira vez, o recurso de áudio-descrição para deficientes visuais. De acordo com a organização, o sistema permitirá que o público, com um fone de ouvido, escute uma narrativa sobreposta ao som original da peça descrevendo imagens, sons e textos. A encenação da “Paixão de Cristo” é dublada. Em 2010, 80 mil pessoas vindas de 22 estados brasileiros e 12 países assistiram ao espectáculo. De acordo com a organização do evento, a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém para as encenações da “Paixão” foi de Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em 1956. O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém exerce no público não está apenas na grandiosidade das construções, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público, diante da mobilidade das cenas. Entre um ato e outro, uma multidão movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas à época de Cristo e revivendo sua saga.