Advertisements
RSS

Passion of the Christ in Brazil {Nova Jerusalém, Pernambuco}

27 Mar

Das ruas para o maior teatro ao ar livre do mundo, assim começou a ser encenado o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

 Era 1951 e o comerciante Epaminondas Mendonça teve a ideia de realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

A inspiração partiu após ler em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau realizavam uma apresentação semelhante.

 Enquanto Epaminondas atraia hóspedes para o hotel da família e movimentava o comércio local, Sebastiana, sua esposa, de veia artística cultural e teatral, cuidava da direção do espectáculo.

De maneira simples, porém criativa, as apresentações contavam ainda com a participação de familiares, na maioria mulheres, e amigos que juntos contracenavam nas ruas utilizando-se do cenário local. 

No ano de 1956, Plínio Pacheco chega a Fazenda Nova e encanta-se pela bela atriz Diva Pacheco, filha de Epaminondas. 

Desde então são 42 anos de representações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores do Brasil e do mundo. O espetáculo, que chega a sua 45ª edição em 2012, foi encenado entre 15 e 23 de abril do ano passado, quando tivemos a oportunidade de prestigiá-lo na pré-estréia. Naquele ano, Lacerda, que completava 33 anos, representou Jesus Cristo pela terceira vez. Já Fafá estrelava no papel de Maria, mãe de Jesus. O elenco contou ainda com a atriz Vanessa Lóes, mulher de Lacerda, como Madalena; Sidney Sampaio, como Pôncio Pilatos; e Carlos Reis, Herodes.

Jesus aparece ao fiéis entre anjos

Pregação aos fiéis

Discussões no Templo: 
Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado pelo povo. Expulsa os vendilhões do Templo e discute com fariseus, escribas e doutores da lei.


A despedida dos apóstolosA última ceia:
 Jesus reúne os seus discípulos para a Última Ceia e deles se despede, dando-lhes o pão (o seu corpo) e o vinho (o seu sangue).

"Eu sou o Corpo e o Sangue"

a Ceia com os Apóstolos

A Traição de Judas e a Prisão de Jesus

Judas betrayed Jesus

Preparation for the arrest - Jesus prepara-se para a prisão

The Temptation

Jesus atormentado busca auxílio do céu

Agonia no Horto: 
Jesus sofre antevendo sua Paixão e Morte.

O Bacanal de Herodes

Convidados do bacanal de Herodes

O Bacanal de Herodes


O Julgamento de Jesus, a Condenação

Ao Palácio para Julgamento

Pilatos questiona a Jesus

Pilatos pede a Jesus um milagre

Jesus perante Herodes e Pilatos:

Herodes pede a Jesus um milagre e não é atendido. Irritado, o rei manda-o de volta a Pilatos. 
O Pretório Romano é invadido pela multidão e pelos que querem a morte de Jesus. Pilatos, o Procurador de Roma, chega ao Pretório numa biga romana e saúda os seus legionários.

Humilhação e Coroação de Jesus, Jesus leva sua Cruz

Jesus is brought out to judgement - Jesus é trazido a julgamento

Jesus suffers


O Encontro com as Mulheres de Jerusalém

O perdão à Maria Madalena


- à espera de Jesus

Crucificação

A chegada à Gólgota

 Preparação

Últimas palavras à Nossa Senhora

A morte de Jesus.

myspace layout codes

Também na primeira apresentação de 2011 foi usado, pela primeira vez, o recurso de áudio-descrição para deficientes visuais. De acordo com a organização, o sistema permitirá que o público, com um fone de ouvido, escute uma narrativa sobreposta ao som original da peça descrevendo imagens, sons e textos. A encenação da “Paixão de Cristo” é dublada. Em 2010, 80 mil pessoas vindas de 22 estados brasileiros e 12 países assistiram ao espectáculo. De acordo com a organização do evento, a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém para as encenações da “Paixão” foi de Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em 1956. O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém exerce no público não está apenas na grandiosidade das construções, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público, diante da mobilidade das cenas. Entre um ato e outro, uma multidão movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas à época de Cristo e revivendo sua saga.

Advertisements
 
 

Tags: , , ,

Got something to say? Share it here!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: